TERRA, Nosso Mundo! - Texto

Por Adelvair David

A Terra é a casa abençoada concedida por Deus a nós, espíritos em ascensão, para a nossa evolução.
Quando observamos as loucuras e irresponsabilidades, a forma como está sendo tratada a natureza, ficamos horrorizados e lamentamos, protestamos e gritamos. O que é preciso entender é que o nosso planeta é problema de cada um, não somente dos depredadores.
Existe três medidas urgentes, no nosso entendimento, que é preciso empreender para que o futuro nos aguarde em equilibro.
A primeira delas é a consciência. É necessário adquiri-la em relação ao que o mundo representa para nós, das maravilhosas ações da natureza em nosso benefício, de tudo que está à nossa volta, permitido por Deus atendendo a todas as nossas necessidades. Tudo o que existe nela foi criado para que nós, seres humanos, pudéssemos ter uma vida plena sem nada faltar. A Terra é um mundo esplendoroso, florindo por todos os lados, joga-se óleo aqui ela se levanta ali, atira-se detritos acolá ela verdeja entre as pedras e recupera-se outra vez, nos mostrando que a natureza é vida, e da parte do criador, tudo concorrerá para que seja sempre assim.
A segunda medida é a determinação. Estamos determinados a que? Será que somos os que acreditam que o problema do mundo é dos governantes, das organizações de proteção à natureza? Não, o problema da Terra é nosso, de cada um de nós, por isso, é preciso estar determinados a fazer algo em benefício dela, a nossa parte. Quem aceita um delito dito pequeno como normal deixará passar um grande despercebido. É urgente a necessidade de nos mobilizarmos individualmente para reverter os golpes desferidos contra a vida no nosso planeta. Não é hora de condenar o mundo, que para muitos não tem mais jeito, é momento de ampará-lo com a nossa responsabilidade em cada ato.
A terceira medida é o comprometimento. É preciso lembrar que em relação à vida, somos nós e o mundo, e não os outros e o mundo. Aqui reproduzimos o pensamento de Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Se a consciência nos chama a observar o que não vai bem na lida com o planeta, é hora de nos comprometermos com a doação real, a de nós mesmos. Se existe o problema da falta de respeito em relação ao bem planetário, esse mal está dentro de nós, somos aqueles que sempre receberam muito desse mundo e pouco retribuímos. Temos o regaço materno, o refúgio do corpo, o calor do berço, o conforto do lar, o apoio do alfabeto, a luz do conhecimento, a alegria do trabalho, a riqueza da experiência, o amparo das afeições, só não temos sabido ainda manifestar gratidão.
As teorias não resolvem muito, nossos protestos apenas chamam a atenção, mas o que efetivamente pode construir um mundo mais humano, feliz, preservado e harmonioso é a nossa opção definitiva pelo amor, quem ama é incapaz de fazer o mal ao mundo e ao próximo.
Conscientes do maravilhoso mundo em que vivemos, determinados a lutar por ele a partir de nossos próprios atos e comprometidos com a própria mudança empreendendo esforços dentro e fora de nós, com certeza teremos um presente mais ameno e um futuro promissor para nós e para o mundo que nos foi dado por Deus. Sob a tutela de Jesus temos sido abençoados com o dom da vida em toda parte.

Pela nossa Terra, ESFORÇOS SEM EXITAÇÃO e AÇÃO COM AMOR.

Somente Hoje - CHICO XAVIER