BEZERRA DE MENEZES - O Médico dos Pobres
Dia 29 de agosto, acontecerá a estréia do filme "Bezerra de Menezes - O médico dos pobres".
Primeiro longa-metragem cearense passado no Século XIX, o filme será um marco na cinematografia do Estado.
Realizado com a mais avançada tecnologia digital e finalizado em 35mm, o longa-metragem “Bezerra de Menezes- Médico dos Pobres” fará uma fiel reconstituição de época para representar o Ceará e o Rio de Janeiro do Século XIX.
Com cuidadosa pesquisa história de Luciano Klein, biógrafo de Bezerra de Menezes, aliada a extensa pesquisa iconográfica nos acervos mais importantes do país, a vida de Bezerra de Menezes será contada com passagens ficcionais e relatos de pesquisadores de sua vida e obra.
A produção terá locações no Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro e contará com o talento do ator Carlos Vereza interpretando Bezerra de Menezes, além de grande elenco Cearense.
O produto final será exibido em salas de cinema e disponibilizado para locação em DVD em todo o território Nacional.
Elenco:
Carlos Vereza, Lúcio Mauro, Caio Blat, Nanda Costa, Paulo Goulart Filho, Juliana Carvalho, Lucas Ribeiro, Cláudio Raposo, Magno de Carvalho, Márcia Zeinke, Thaís Dahas, Alexandra Marinho, B. de Paiva.
Direção:
Glauber Santos Paiva Filho e Joel Pimentel .
Informações sobre o filme:
Resumo Biográfico:
Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de Agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no Ceará, descendente de antiga família das primeiras que vieram do Sul povoar aquele Estado.
Em 1838, entrou para a escola pública da Vila do Frade. Diplomou-se, em 1856, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No dia 6 de novembro de 1858, casou-se com Dª Maria Cândida de Lacerda, que faleceu em 24 de março de 1863, deixando-lhe dois filhos (em de 3 anos e um de 1 ano).
Conheceu o espiritismo em 1875 e, em 16 de Agosto de 1886, diante de um público extraordinário, proclamou a sua adesão ao Espiritismo.
A partir daí, toda sua existência foi totalmente dedicada à causa de Cristo, sendo considerado o médico dos pobres e o apóstolo da caridade devido à sua dedicação a causa de Cristo, pelo amor que dedicava ao próximo.
Foi vereador e deputado pelo Rio de Janeiro, além de presidente da FEB, Federação Espírita Brasileira, onde conseguiu aglutinar o movimento espírita.
Em 11 de abril de 1900, às onze horas e meia, desencarnava, no Rio de Janeiro, o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, o inolvidável Apóstolo do Espiritismo no Brasil.
Obras Literárias: "A casa assombrada"; "A loucura sob novo prisma"; "A Doutrina Espírita como filosofia teogônica (Uma carta de Bezerra de Menezes)"; "Casamento e mortalha"; "Pérola Negra"; "Evangelho do Futuro". Também traduziu o livro "Obras Póstumas" de Allan Kardec.