Por Jane Maiolo
janemaiolo@bol.com.br
Muitas vezes, nós seres humanos somos convidados ou mesmo convocados pela vida, a experienciar situações que nem sempre são eleitas em nosso coração como as melhores.
Somos criaturas plenamente afetivas e quando nos deparamos com esses turbilhões de sentimentos e emoções , somos obrigados a prestar contas revelando toda nossa intimidade e nem sempre conseguimos ser éticos, justos, francos diante dos desafios.
A franqueza, segundo o filósofo Victor Hugo não consiste em dizer tudo o que se pensa, mas em pensar tudo o que se diz.
Viveríamos num mundo melhor se realmente pensássemos antes de falar, agirmos ao invés de reagirmos, enfim viveríamos melhor se usássemos a ética para direcionar a nossa conduta.
Somos, não raras vezes, agentes ou fontes de discórdias, desequilíbrios, perturbações e nem nos damos conta desse triste fato.
A regra básica para se viver em um grupo, comunidade ou sociedade é respeitar o próximo, mesmo que os seus ideais não sejam os nossos. Mas onde poderíamos encaixar a felicidade nisso tudo?
A felicidade, esse estado de alma, que denuncia o nosso sucesso enquanto seres humanos é a meta almejada por todos nós.
Ninguém nasce ou luta para ser infeliz, pelo contrário, muitos ou todos nós buscamos, cada um a sua maneira, a felicidade em nossas vidas. Mas, por que será que não somos felizes?
O que nos impede de alcançar essa tal felicidade?
Se há algo errado com a nossa vida devemos questionar o nosso interior e buscar as respostas que queremos, sem nos enganar, sendo extremamente francos conosco mesmos.
Ser feliz envolve ética, franqueza, bom censo, dignidade, olhar bom...
Ninguém poderá se eximir diante de suas frustrações.
A vida nos oferece milhares de opções de sermos felizes e o que temos feitos atualmente em nosso favor?
Acordamos toda manhã e dizemos que hoje vamos ser felizes? Ou já acordamos mal-humorados porque temos problemas a resolver?
Alfredo D. Souza por muito tempo acreditou que sua vida só se tornaria vida de verdade após resolver todos os problemas, ao descobrir que o quê tornaria sua vida verdadeira era exatamente os obstáculos, desafios e problemas ,ele percebeu quanto tempo havia perdido.
Somos assim também, esperamos sempre resolver os problemas para começar a viver, esperamos os filhos crescerem, esperamos pagar a última parcela do carnê, esperamos nossa situação financeira melhorar, esperamos o Corinthians vencer o campeonato, esperamos chegar Sexta à noite, esperamos os dias de chuva passar...
A vida não é assim, a vida é tudo isso somado a esperança, ao amor, a ética, a generosidade que deve haver dentro de nós.
Ninguém pode desperdiçar a preciosidade da vida tentando aniquilar os que estão em melhor posição, ou aqueles que não representam nossos sonhos.
Ninguém que deseja ser feliz, pode querer a infelicidade dos outros.
Nos asseverou um dia o Nobre Pescador :"ilumina onde estejas" e não seja a treva, a escuridão, a sombra num mundo onde todos estão aguardado dias melhores.
Se queremos ser felizes, sejamos éticos, respeitando o próximo, sendo franco, pensando antes de falar ou agir e ajudando onde puder, para que a felicidade seja compartilhada com todos que estão ao nosso redor.
As lições para a felicidade estão em torno de nós, dentro de nós e acima de nós, não se faça indiferente diante das oportunidades que lhe são dadas.
Mostre a você mesmo de que lado você está. Não existe meio termo na vida.
Existe o bem e o mal, o sim e o não, a glória e a derrota, então é tempo de despertar e tomar o leme de sua própria vida . Porque você vai onde teus pés te levam e o teu coração te guia.
Pensa que você é a mais bela criatura, que existe para ser feliz e não mais ou menos feliz.
Acorde, pois a batalha pelo teu melhor apenas começou, acredite sempre que dias melhores virão e você é o responsável pela tua vida, tal qual ela é. Seja feliz, já é tempo.