Artigo

DESEJO SEGURO

por Adelvair David
addavid@ig.com.br

(1) Não basta que dos lábios gotejem leite e mel; se o coração nada tem com isso”(...)

Emergindo das entranhas do Ser, o desejo é força que mobiliza o espírito para a ação.

Atraído pelas inebriantes sensações dos sentidos, lamentam alguns as enrascadas ou problemas por onde se embrenharam, atendendo ao infrene desejo do prazer, mesmo que fugidio, que parecia ser impossível resistir.

O conteúdo emocional de cada pessoa está estruturado nos Seus sentimentos; se elevados e nobres, ações ponderadas e equilibradas; se inferiores, ações comprometedoras de graves conseqüências.

Parecer não é “ser”.

Acreditar no personagem criado é cair na própria armadilha.

Aquele que “é”, o será sob qualquer circunstância, sem esforço agirá com a energia do sentimento que lhe rege a vida.

Aparentar bondade fazendo-lhe apologia é perigosa viagem; é descida em encosta lodosa quase sem possibilidade de retorno.

Convites ou comportamentos podem parecer simples a princípio, ganho fácil, experiência tentadora, sucesso sem esforço, projeção pública imediata...

Uma vida construída sobre o frisson das emoções e ao abrigo dos desejos pode ruir a qualquer momento; ganhar sob tais circunstâncias é trocar em determinados aspectos a segurança na simplicidade para viver o resto da vida na amargura.

A deserção dos princípios melhores não vale o pódio sedutor. Edificar sem engano, só sobre a rocha da dignidade para consigo e com os outros, única que resistirá aos naturais desafios e intempéries da existência.

Melhor atender ao conselho do Mestre Nazareno: “todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha”...).

Para assegurar-se contra os equívocos dos desejos, convém buscar-Lhe os ensinamentos, rota inequívoca para quem quer chegar a lugar seguro, a salvo das derrocadas morais e materiais.

O desejo seguro é aquele disciplinado pela reta moral e pela razão. SÓ HÁ DESCANSO NA PAZ DA CONSCIÊNCIA.

(1)O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. 09, item 06)

Adelvair David é palestrante e expositor espírita, residente na cidade de Jales/SP.

Somente Hoje - CHICO XAVIER