Viver é inventar a vida!

Por Jane Maiolo

Qualquer reflexão sobre a arte de viver passa primeiro, por um entendimento sobre o que é a vida.
Parafraseando o compositor Gonzaguinha nos questionamos :E a vida o que é diga lá meu irmão?
Ainda que passássemos toda nossa existência procurando desvendar as forças que nos regem não conseguiríamos nos satisfazer por completo e ainda assim continuaríamos nossa busca.
Viver significa inventar uma fórmula para sermos felizes. Significa por outro lado aprender.
Somos seres extremamente moldáveis , flexíveis e nos adaptamos facilmente às situações , sejam elas favoráveis ou desfavoráveis.
Existe um conceito novo sendo difundido sobre o comportamento humano chamado resiliência, esse conceito não tem sido muito divulgado no Brasil, mas há vários estudos em outros países.
Resiliência é uma capacidade inata para fazer as coisas corretamente de modo que não ficamos muito tempo presos em dadas situações, sejam elas positivas ou negativas , de alegrias ou de sofrimentos.
Resiliência é a palavra de ordem e todos nós devemos desenvolver essa habilidade que é inata no ser humano. O ser resiliente é capaz de se tornar elástico, ou seja, se estica no calor das emoções, dores, sofrimentos, mas sabe que é preciso retomar ao ser essencial que é.
A resiliência é uma força decisiva do princípio evolutivo do ser humano e é fator fundamental da nossa sobrevivência sob condições fora da normalidade.
Não podemos ignorar que atravessamos tempos difíceis, onde perdas e danos nos fazem sofrer, mas é preciso reagir , precisamos nos autoformar para preservar psicologicamente e emocionalmente o nosso mundo.
Temos capacidade de responder de forma mais consciente aos desafios e dificuldades, de reagir com flexibilidade e somos capazes de nos recuperarmos diante das circunstâncias desfavoráveis.
Se tiver que chorar, sofrer ,gritar ,faça tudo isso de maneira digna. Não ignore seu sofrer. Não tente passar por herói ,você não precisa disso. Você é um ser humano sensível e precisa aprender a ser humano. Precisa parar de querer se mostrar forte, duro, auto-suficiente. Você precisa aprender a ser resiliente, a sofrer quando for necessário e a se reerguer dos embates quando for preciso.
Recusar essa capacidade que temos é permitir sofrer demasiadamente e isto não é viver.
Não é preciso nos esconder por detrás de máscaras ou representar papéis(do tirano, do bonzinho, do forte, do calculista, do certinho) quando agimos assim nos distanciamos de nós mesmos e perdemos o contato conosco.
Devemos nos permitir sermos de verdade, viver de acordo com nossos princípios e convicções.
No mundo moderno só é feliz quem descobriu que o melhor jeito de viver é inventando a vida, da maneira que mais lhe agrade. Usamos tantas máscaras para nos esconder dos outros que, se fossemos analisados por profissionais seríamos catalogados como sendo portadores de personalidades múltiplas.
Deixemos as máscaras de lado e possamos assumir o roteiro traçado por nós, inventando nossa vida e tendo alegria de viver.

Somente Hoje - CHICO XAVIER