Evangelho no Lar


“Quando o Evangelho penetra o lar, o coração abre mais facilmente a porta ao Mestre Divino.”

Emmanuel

O Evangelho no Lar é a reunião fraterna dos componentes do lar, sob o amparo de Jesus.
São objetivos do Evangelho no Lar:

- bem compreender e sentir o Evangelho, a fim de melhor exemplificá-lo;

- criar o hábito salutar de reuniões evangélicas no lar, no intuito de despertar e acentuar o sentimento de fraternidade que deve existir entre as criaturas;

- melhorar a proteção do lar, através do cultivo dos bons pensamentos, ensejando a afluência dos Mensageiros do Bem;

- obter amparo necessário que possibilite a superação das dificuldades materiais e espirituais, em consonância com a recomendação “Orai e Vigiai”, ensinada por Jesus;

- unir sempre mais os participantes do Lar, propiciando uma vivência mais amorosa.

Como Fazer o Evangelho no Lar?

Primeiro deve-se marcar um dia e um horário apropriado para fazer o Evangelho junto com seus familiares.
O Evangelho deve ser realizado todas as semanas em horários e dias estipulados. Não prolongue muito o Evangelho. A média de tempo é de 10 à 15 min.

Prece Inicial: Iniciamos com uma simples e espontânea prece. Silenciamos dentro de nós mesmos e buscamos em nossa mente a paz interior, sintonizando-nos com o Plano Maior e pedimos: “Senhor, dá-nos a tua inspiração na Leitura Evangélica de hoje, e sustenta-nos durante toda a reunião através de Teus Mensageiros, para que possamos assimilar os ensinamentos e colocá-los em prática no nosso dia-a-dia”.

Leitura do Evangelho: Fazer a leitura de um trecho de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. O Evangelho pode ser aberto ao acaso ou mesmo ser estudado seqüencialmente. Os comentários são breves, feitos por todos, e cada um expõe o que entendeu da leitura, com simplicidade, sem fugir do assunto.

Prece de Encerramento: Ao final do Evangelho, faça uma prece simples e espontânea, agradecendo ao Plano Superior e aos Amigos Espirituais que deram sustentação ao Evangelho no Lar, num clima de paz, amor e harmonia.


Allan Kardec - Comemoração


03 de Outubro de 1804 - Nascimento de um dos mais lúcidos discípulos do Cristo no dizer de Emmanuel, que toma o nome de Hippolyte Leon Denizard Rivail, ou como é popularmente conhecido ALLAN KARDEC, em Lyon, França.

"SENHOR! Pois que Te dignaste lançar os olhos sobre mim para cumprimento dos Teus desígnios, faça-se a Tua vontade! Está nas Tuas mãos a minha vida; dispõe do teu servo. Reconheço a minha fraqueza diante de tão grande tarefa; a minha boa vontade não desfalecerá, as forças, porém, talvez me traiam. Supre à minha deficiência; dá-me as forças físicas e morais que me forem necessárias. Ampara-me nos momentos difíceis e, com o Teu auxílio e dos Teus celestes mensageiros, tudo envidarei para corresponder aos Teus desígnios."
(Prece de ALLAN KARDEC ao ser cientificado de sua missão pelo ESPÍRITO VERDADE. – OBRAS PÓSTUMAS – 2ª parte)

Viver é inventar a vida!

Por Jane Maiolo

Qualquer reflexão sobre a arte de viver passa primeiro, por um entendimento sobre o que é a vida.
Parafraseando o compositor Gonzaguinha nos questionamos :E a vida o que é diga lá meu irmão?
Ainda que passássemos toda nossa existência procurando desvendar as forças que nos regem não conseguiríamos nos satisfazer por completo e ainda assim continuaríamos nossa busca.
Viver significa inventar uma fórmula para sermos felizes. Significa por outro lado aprender.
Somos seres extremamente moldáveis , flexíveis e nos adaptamos facilmente às situações , sejam elas favoráveis ou desfavoráveis.
Existe um conceito novo sendo difundido sobre o comportamento humano chamado resiliência, esse conceito não tem sido muito divulgado no Brasil, mas há vários estudos em outros países.
Resiliência é uma capacidade inata para fazer as coisas corretamente de modo que não ficamos muito tempo presos em dadas situações, sejam elas positivas ou negativas , de alegrias ou de sofrimentos.
Resiliência é a palavra de ordem e todos nós devemos desenvolver essa habilidade que é inata no ser humano. O ser resiliente é capaz de se tornar elástico, ou seja, se estica no calor das emoções, dores, sofrimentos, mas sabe que é preciso retomar ao ser essencial que é.
A resiliência é uma força decisiva do princípio evolutivo do ser humano e é fator fundamental da nossa sobrevivência sob condições fora da normalidade.
Não podemos ignorar que atravessamos tempos difíceis, onde perdas e danos nos fazem sofrer, mas é preciso reagir , precisamos nos autoformar para preservar psicologicamente e emocionalmente o nosso mundo.
Temos capacidade de responder de forma mais consciente aos desafios e dificuldades, de reagir com flexibilidade e somos capazes de nos recuperarmos diante das circunstâncias desfavoráveis.
Se tiver que chorar, sofrer ,gritar ,faça tudo isso de maneira digna. Não ignore seu sofrer. Não tente passar por herói ,você não precisa disso. Você é um ser humano sensível e precisa aprender a ser humano. Precisa parar de querer se mostrar forte, duro, auto-suficiente. Você precisa aprender a ser resiliente, a sofrer quando for necessário e a se reerguer dos embates quando for preciso.
Recusar essa capacidade que temos é permitir sofrer demasiadamente e isto não é viver.
Não é preciso nos esconder por detrás de máscaras ou representar papéis(do tirano, do bonzinho, do forte, do calculista, do certinho) quando agimos assim nos distanciamos de nós mesmos e perdemos o contato conosco.
Devemos nos permitir sermos de verdade, viver de acordo com nossos princípios e convicções.
No mundo moderno só é feliz quem descobriu que o melhor jeito de viver é inventando a vida, da maneira que mais lhe agrade. Usamos tantas máscaras para nos esconder dos outros que, se fossemos analisados por profissionais seríamos catalogados como sendo portadores de personalidades múltiplas.
Deixemos as máscaras de lado e possamos assumir o roteiro traçado por nós, inventando nossa vida e tendo alegria de viver.

2º CONEJOVENS

Confraternização Espírita de Jovens em Auriflama
Encontro das Mocidades Espíritas

DIA 26 DE OUTUBRO DE 2008
Local: Centro Espírita Amor, Luz e Verdade
Rua José Brites de Figueiredo, nº. 63-86, Centro. Auriflama - SP
***

PROGRAMAÇÃO

07:00 as 08:00 - Café da manhã

08:00 as 08:15 - Prece

08:30 as 09:30 - Palestra: Orador Fernando Cesar Balbino (Guararapes)
Tema: Sexualidade

09:30 as 12:00 - Grupo de Teatro da cidade de Votuporanga,
Mocidade Espírita Humberto de Campos




12:00 as 13:00 - Almoço

13:00 as 13:50 - Palestra: Orador Adelvair David (Jales)
Tema: Felicidade


14:00 as 15:30 - Coral Harmonia da cidade de Birigui

15:30 as 16:00 - Café da tarde

16:00 as 16:50 - Palestra: Orador Dr. Luiz Carlos Barros Costa (Jales)
Tema: Drogas e suas causas, no corpo físico e no espírito

16:50 as 17:00 – Prece de encerramento

INSCRIÇÕES: Até dia 20 de outubro
Rua Saturnino Rincon nº.66-91 bairro: Portal das Paineiras
ou pelo e-mail matransportes@yahoo.com.br
Contatos: Marcelo B. da Silva – (17) 3482-2095 / horário comercial ou 9147-5935
Realização: Mocidade Espírita Jerônimo Mendonça e Use Intermunicipal de Auriflama

Divaldo Franco na TV

Todos os domingos, na Rede TV
Um programa espírita apresentado numa das grandes redes de televisão e com o nosso maior divulgador, o querido amigo Divaldo Franco.
Todos os domingos, das 15:00 às 15:30hs.
Pela Rede TV!

Somente Hoje - CHICO XAVIER