Artigo

Abaixo a cultura do gato de botas

Jane Maiolo


É comum realizarmos junto às crianças leituras que possam despertar ou mesmo desenvolver valores morais ligados ao seu cotidiano escolar, social e familiar. O compositor compõe uma música, e a sua obra está terminada. O escultor cinzela o seu mármore , a sua argila e um dia sua obra já acabada realça a beleza desejada por ele, o arquiteto desenha, projeta, trabalha para que a construção carregue sinais de seu talento. Assim também ocorre com o ofício de professor.Ele compõe suas aulas, cinzela com perfeita harmonia sua proposta pedagógica e espera como tantos outros profissionais ver seus sinais no comportamento dos alunos.
A questão moral é perfeitamente ligada à questão educacional, pois impossível conviver 200 dias letivos com crianças sem deixar algo de nós, e digo, o melhor de nós.

Há algumas obras literárias, contos, clássicos que considero altamente destrutivos dos valores morais e comportamentais que desejamos desenvolver,principalmente na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Um exemplo é a obra João e o pé de feijão, na qual o personagem principal coloca para ferver um caldeirão com água e despeja sobre o Gigante aniquilando-o , assim com tranqüilidade.
Na obra O Gato de botas outro absurdo,vemos um gato metido a espertalhão matar, trair ,enganar , mentir, usando artimanhas desonestíssimas para que se dono se de bem na vida,ou seja, a qualquer preço.
Gostaria mesmo que tais obras, na sua grande maioria traduções estrangeiras,fossem esquecidas ou relegadas para outros fins, que não os pedagógicos.
Escolher livros que tragam valores que possam enriquecer a conduta, comportamento e sentimento dos alunos é primordial nos dias atuais, quando cada vez mais estamos acuados, ameaçados, roubados e amedrontados por uma onda de criminalidade infanto-juvenil.
Alguns são apenas crianças ou adolescentes e já fazem roubos, planejam crimes com requintes de sabedoria.
Não reforcemos as tendências negativas que muitos já apresentam, mas que procuremos arduamente estabelecer valores como fraternidade,solidariedade, respeito,dignidade, honradez aos nossos alunos.
A Educação e principalmente os professores podem fazer a opção de formar Homens de Bem.
Urge atender e aceitar a proposta, que não é apenas pedagógica, para a renovação da geração que ai está chegando.


Profª da Rede Municipal de Ensino de Jales
Formada em Letras pela UNIJALES e
Pós-Graduada em Psicopedagogia pela F.E.F.

Somente Hoje - CHICO XAVIER