Palestra Musical no Ave Cristo

No dia 28/08 a Associação Espírita Ave Cristo de Birigui SP, recebeu o amigo Plínio Oliveira de Curitiba PR. Sua apresentação emocionou cerca de 700 pessoas, com as poesias e as cançãoes.
Confira as fotos:






Frase 1

Frase 2


Frase 3


Palavras Sábias

"A caridade é o amor, é o sol que Nosso Senhor fez raiar claro e fecundo; alegrando nesta vida a existência dolorida dos que sofrem neste mundo!"

Casimiro Cunha

Jornada Espírita SEMEADOR - Evento

A Corrente do Bem

Elenco: Kevin Spacey, Helen Hunt, Haley Joel Osment, Jay Mohr, James Caviezel, Jon Bon Jovi, Angie Dickinson.

Eugene Simonet (Kevin Spacey) é um professor de Estudos Sociais cuja vida está na mais perfeita ordem, tudo e todos em seus devidos lugares. Um dia ele resolve pedir um trabalho aos seus alunos. Trevor (Haley Joel Osment) que está nessa turma propõe uma espécie de corrente do bem onde cada pessoa faria um favor a outras três pessoas e estas fariam a mesma coisa, sem pedir nada em troca. O favor que cada um presta tem que ser algo grande, algo que as pessoas não podem, fazer por si próprias. Com isso Trevor busca ajudar sua própria família que se resume em sua mãe Alice McKinney (Helen Hunt), uma mulher corajosa e trabalhadora, que tem dois empregos e luta para criar o filho. Um filme sensível com uma bela mensagem e uma idéia capaz de mudar o mundo.


Proposta de Trevor para mudar o mundo.

Maria Dolores, a poetisa baiana

Maria Dolores veio ao mundo como Maria de Carvalho Leite, na cidade sertaneja de Bonfim de Feira (BA), no dia 10 de setembro, de 1900, filha de Hermenegildo Leite, escrivão da Prefeitura, e da doméstica Balbina de Carvalho Leite. Em Bufem, passou a infância. Do casal Hermenegildo e Balbina nasceram, com Dolores, três homens e duas mulheres. Os biógrafos, todos eles sem exceção, desconheceram o fato de que a grande poetisa baiana possuía dotes mediúnicos.
Em 1916, diplomou-se professora pelo Educandário dos Perdões, considerada pelas colegas e professores como adolescente prodígio, graças à rara inteligência.
A poesia, Dolores começou a senti-la na cidade natal, ainda quase criança, a transformar-se, mais tarde, na poetisa de bons versos que todos conhecemos.
Lecionou no Educandário dos Perdões e no Ginásio Carneiro Ribeiro, em Salvador. Além disso, também ministrava aulas particulares. Daí porque entendemos seu modo todo especial de ensinar, por meio dos versos, às almas aflitas.
Seu Espírito não se limitou somente aos versos. Ela tocava piano, pintava, gostava da costura e da arte culinária. Humana por excelência, viveu desenvolvendo em si qualidades inatas.
Sua vida não poderia, porém, ser somente flores: estava-lhe reservada uma prova de sofrimentos morais.
Casada com o médico Odilon Machado, suportou o infeliz consórcio durante alguns anos, o qual se interrompeu finalmente pela solução do desquite. Não houve filhos desta união, como nunca os teria Maria Dolores.
Em sua peregrinação, morou em várias cidades da Bahia e foi em Itabuna que conheceu Carlos Carmine Larocca, italiano radicado no Brasil, de quem se tornou companheira ajudando-o, ombro a ombro, em suas atividades. Proprietário do Café Baiano e de uma tipografia denominada A Época. Por ocasião da II Guerra Mundial, o Sr. Larocca foi prisioneiro político devido à sua nacionalidade. Em 1947, mudou-se para Salvador, onde Maria Dolores continuou com suas sessões mediúnicas.
Notamos nos seus versos quanto sofrera, buscando algo que não encontrava: a sua complementação afetiva, tal como fora planejado pela Providência, para que buscasse o Amor Maior, que ela soube encontrar um dia: Jesus! Tanto sofrimento, contudo, não foi capaz de torná-la indiferente ao sofrimento humano.
Na imprensa, falava dos direitos humanos e do sofrimento dos menos felizes. Não foi compreendida: tacharam-na de "comunista", pelo que teve de responder às acusações que lhe faziam, pois fora a isso intimada.
Em menina, fora católica; em adulta, o sofrimento fizera-lhe conhecer a Doutrina de Allan Kardec e veio a consolação, a aceitação do sofrimento.
A dor que suportou a fez conhecer o então combatido Espiritismo. De alma caridosa integrou-se à Legião da Boa Vontade, fundada pelo saudoso Alziro Zarur. Era freqüente ver-se Maria Dolores dedicando-se aos sofredores dos bairros pobres da cidade de Salvador. Afastando-se das lides literárias, Maria Dolores dedica-se, então, à caridade infatigável, criando meninas, sonhando edificar o Lar das Meninas sem Lar.
Receando a apreciação da crítica especializada, guardou para si sua obra poética durante muito tempo, segundo confessa no prefácio do livro Ciranda da Vida, cuja renda possibilitou a realização de seu antigo desejo. Com isso, Maria Dolores, que não fora mãe biológica, tornava-se mãe espiritual de várias meninas, abrigando em seu próprio lar crianças desvalidas, orientando-as e assistindo-as.
Sendo reconhecida na Capital pela sua arte, passou a escrever nos jornais Diário de Notícias e O Imparcial sendo, neste último, redatora-chefe da Página Feminina. Durante 13 anos, escreveu nos jornais citados, mostrando o mundo de ternura que trazia dentro de si, com o pseudônimo de Maria Dolores.
Apelidada pelos amigos e familiares de Madô e Mariinha, era reconhecida pela simpatia e bondade com que a todos cativava.
Fazia campanhas, prendas para os bazares realizados em sua própria casa. Fundou um grupo que se reunia em sua residência todas as semanas, quando saíam para distribuir, nos bairros carentes escolhidos, farnéis, roupas, remédios... Chamavam-se As Mensageiras do Bem. No Natal, faziam campanhas e distribuíam donativos assim como nos Dia das Mães.
Dolores costurava enxovais, vendia o que era seu ou os empenhava e, às vezes, contraía dívidas para desse modo ajudar alguém. Uma de suas filhas adotivas relatou certa vez que, quando ela desencarnou, alguém viera com jóias que lhe pertenceram, as quais foram dadas por ela para que se tornasse viável uma das campanhas que então se fazia.
No trabalho do Senhor, na dedicação à causa evangélica, foi desenvolvendo diversas faculdades mediúnicas. Isso a ajudou a suportar injúrias, como quando fora acusada de "comunista", e outros sofrimentos que, em vez de abatê-la, a elevavam.
Perdoando sempre por cima de suas lágrimas, qual ensinou Jesus, trazia em si um grande sentido maternal e, como não lhe foi dado o direito da maternidade, adotou seis meninas.
Carlos (o esposo) estava na Itália quando Dolores adoeceu. A pneumonia a atacara de forma violenta. Antonieta Bastos foi visitá-la com José e Faustino e, vendo seu estado dispnéico e de real abatimento, providenciaram o internamento no Hospital Português. Inúteis foram, porém, os esforços médicos. Poucos dias depois, quatro ou cinco dias, em 27 de agosto, de 1959, partiu de volta à Pátria Espiritual. Eram 1h40 min. E, como disse Mara, em sua crônica, Partiu-se o Guizo de Cristal. Nilza foi avisar, imediatamente, a Antonieta e Maria Alice. Levaram o corpo para a Casa de Tia Sara − sede da LBV − e de lá partiu, com grande acompanhamento, para o Campo Santo.
Numa carta escrita a Maria Alice, Francisco Cândido Xavier narra o seguinte: Maria Dolores lhe aparecera no dia 29 de março de 1964, bela e remoçada. As lágrimas vieram-me aos olhos, de vê-la tão claramente junto a mim. Que emoção!
Dolores era alva, de cabelos e olhos pretos, alegre e brincalhona, de estatura mediana e robusta de físico. Desencarnara aos 59 anos, mas a sua lira continuou vibrando em benefício do amor, da caridade e do perdão, o seu hino ao Senhor, não diferente dos hinos que tocava e cantava cheia da alegria de servir.
Perguntaram a Chico Xavier qual o primeiro poema que Maria Dolores escreveu por seu intermédio, e ele disse ser o belíssimo Anseio de Amor, inserido nas páginas de Antologia da Espiritualidade.
Desde então ela nos envia, pelas mãos abençoadas do médium mineiro e também por intermédio de Divaldo Franco, suas páginas normalmente em forma de poesia e rimas, sendo muito comum enviar as tradicionais mensagens das mães e do Natal, por ocasião destas comemorações.
Maria Dolores, a poetisa que ressurgiu pelas mãos abnegadas de Francisco Cândido Xavier, quando encarnada quase sempre engavetava os seus poemas. Em seu livro Ciranda da Vida ela diz o porquê: O pavor à crítica, cujos apupos são uma das formas mais comuns em que se extravasa a vaidade humana, tem-me feito recuar ante a possibilidade de publicar os meus versos simplórios e passadistas. E, por isso, foi-se a mocidade, chegou a velhice, e eles continuam a entulhar o fundo de velha gaveta. Nunca tive jeito para versejá-lo moderno, atualizado até por alguns poetas da velha guarda. Nem mesmo cheguei a tentá-lo. Agora, porém, com a reforma espiritual que traçou um novo caminho para este meu fim de vida, sinto-me disposta e capaz de enfrentar a crítica, porque este livro se destina, com sua venda, a oferecer pequena ajuda a algumas instituições de caridade. Despretensiosa a minha atitude. Mas sincera. Bem intencionada.
Não tardou, porém, e a poetisa reaparece com seu iniludível estilo depois de uma existência inteira consagrada ao próximo, compondo, sobretudo para os leitores espíritas, os mais belos poemas de encorajamento e reconhecimento da excelsitude de Jesus.


Setembro - Mês "Maria Dolores"

A Teoria do Afeto e o Fracasso Escolar - Texto

Por Jane Maiolo

Enquanto houver a preocupação com o processo ensino-aprendizagem resta uma esperança...
José Paulo Paes me diria “Responda você que é um sabichão”, o fracasso escolar é decorrente de um sistema cruel ou causa da marginalização? Essa é a pergunta que não quer calar e tão pouco sei a resposta.
Falar do fracasso escolar requer uma reflexão madura, lógica, sem alegorias, sem achismo ou sem colocar a culpa no sistema.
A criança quando inicia sua vida escolar quer ser alguém, acredita que a escola servirá de ponte para um futuro melhor. Realmente nossa cultura indica que só através da educação conseguiremos vencer as barreiras do preconceito, pobreza, da mediocridade cultural, das ideologias positivistas. Mas a educação que oferecemos não indica que caminho seguir, não dão as 10 dicas infalíveis para ser uma “pessoa”, e não cidadão de sucesso.
Recentemente críticos conceituadíssimos e, diga-se de passagem, brilhantes como Fernando Capovilla, Luíza Elena R. do Valle e outros, alertaram todo o “Sistema” que os PCN’s não funcionam que, ao contrário, fazem com que os professores desaprendam a ensinar.
Como se não bastassem as críticas, as estatísticas santas e incontestes comprovam, pois o fracasso escolar há décadas é nosso companheiro de jornada.
Epistemologicamente não sei o que fazer, talvez conhecendo o método fônico sugerido pelos críticos, talvez adotando as regras seguidas pela Coréia do Sul (Veja/ fevereiro de 2005), não sei estou em crise assim como a educação brasileira está.
O fracasso escolar, esse monstro perverso, destrói a auto-estima, macula o afeto, inibe o ser. São conseqüências funestas, se pensar que estamos co-agindo nessa situação, pois somos nós também parte desse sistema.
Poderíamos considerar que só os pobres evadem da escola, que só os pobres fracassam, mas seria positivismo demais, nas classes médias e altas também há fracasso, também há evasão. Então o problema não é só social, tem algo mais.
A ideologia da classe dominante poderia ser um fator que contribui para o fracasso, mas, a escola também com sua problemática enorme afirma que a culpa não é dela, então resta-nos o único culpado: o aluno, esse vilão que nos rodeia.
Por que não se esforçar?
Por que teimar em não aprender?
Por que agredir os seus, ou seja, os próximos?
Por que continuar na inércia social e catastrófica em que se encontra?
Essas são questões que só os mais ousados atreveriam a responder.
O professor-pessoa, capaz de ver o lírio nascer da lama, sabe onde chegar e essas questões lhe tiram o sono, lhe roubam a paz e causam insônia, mas isso o MEC não adverte.
A reforma ou diríamos, a força-tarefa deveria mobilizar todos os setores da nação. Conter o fracasso escolar seria o ato mais honroso e não compensatório que uma sociedade justa possa fazer aos seus filhos. Buscar soluções, encontrar meios para salvar através da educação deveria ser a meta de todos.
Culpar o governo, o sistema, a escola, a professora, a família, o aluno já não nos cabe mais, pois vemos que há causas para o fracasso.
Gostaria de retomar ao menu principal e falar sobre o afeto.
O que diria o nobre Pescador de almas se no sinal encontrasse meninos fora da escola, com 9 anos se prostituindo? Pense nisso.
Professor, esta pergunta lhe será feita: O que fizeste dos alunos que te confiei?
O afeto nos coloca essa situação, o que estamos ensinando? Que pessoas estamos formando? Lembro-me do texto de Jhon White. Eu ensinei todos eles. Será que ensinou mesmo?
De onde nasce o afeto entre aquele que ensina e aquele que aprende?
Creio eu que nasce a partir do respeito, passando pelo desvendamento da pessoa, interessando-se pela sua história, pois “a pessoa” tem história, não é apenas cidadão, que ocupa as cadeiras da sala de aula.
Falando mais sobre o afeto como causa principal do sucesso escolar vale ressaltar que nem todos têm a mesma origem, nem todos têm a mesma cultura, as mesmas habilidades, porque cada ser é único, individual e cada um tem o seu potencial. Se abordássemos a questão do afeto como fator imprescindível na educação, toda uma estrutura melhoraria e seríamos os pioneiros a educar com amor para superar os problemas daqueles que convivem com a dor. Propõe-se aqui uma ruptura com o assistencialismo patético e humilhante, pois apenas fere aquele que recebe.
A postura didático-pedagógica não deve soar falsa, demagógica, mas deve ser daquele que já fez sua opção e luta por uma vida melhor, mostrando a todos o por quê e há quê veio. Combater o fracasso escolar deveria ser a missão e não apenas ensinar palavrório para as crianças, fazer a leitura do mundo real é o mínimo que nós professores /pessoas/ afetivos deveríamos propiciar; o afeto deveria ser incluído no código de ética do magistério. É tempo de humanizar o processo ensino-aprendizagem para que a esperança volte a gritar em olhos e corações daqueles que acreditam que dias melhores virão.

Jane Maiolo
Profª da Rede Municipal de Ensino de Jales
Formada em Letras pela UNIJALES e
Pós-Graduada em Psicopedagogia pela F.E.F.
e-mail: janemaiolo@bol.com.br

TERRA, Nosso Mundo! - Texto

Por Adelvair David

A Terra é a casa abençoada concedida por Deus a nós, espíritos em ascensão, para a nossa evolução.
Quando observamos as loucuras e irresponsabilidades, a forma como está sendo tratada a natureza, ficamos horrorizados e lamentamos, protestamos e gritamos. O que é preciso entender é que o nosso planeta é problema de cada um, não somente dos depredadores.
Existe três medidas urgentes, no nosso entendimento, que é preciso empreender para que o futuro nos aguarde em equilibro.
A primeira delas é a consciência. É necessário adquiri-la em relação ao que o mundo representa para nós, das maravilhosas ações da natureza em nosso benefício, de tudo que está à nossa volta, permitido por Deus atendendo a todas as nossas necessidades. Tudo o que existe nela foi criado para que nós, seres humanos, pudéssemos ter uma vida plena sem nada faltar. A Terra é um mundo esplendoroso, florindo por todos os lados, joga-se óleo aqui ela se levanta ali, atira-se detritos acolá ela verdeja entre as pedras e recupera-se outra vez, nos mostrando que a natureza é vida, e da parte do criador, tudo concorrerá para que seja sempre assim.
A segunda medida é a determinação. Estamos determinados a que? Será que somos os que acreditam que o problema do mundo é dos governantes, das organizações de proteção à natureza? Não, o problema da Terra é nosso, de cada um de nós, por isso, é preciso estar determinados a fazer algo em benefício dela, a nossa parte. Quem aceita um delito dito pequeno como normal deixará passar um grande despercebido. É urgente a necessidade de nos mobilizarmos individualmente para reverter os golpes desferidos contra a vida no nosso planeta. Não é hora de condenar o mundo, que para muitos não tem mais jeito, é momento de ampará-lo com a nossa responsabilidade em cada ato.
A terceira medida é o comprometimento. É preciso lembrar que em relação à vida, somos nós e o mundo, e não os outros e o mundo. Aqui reproduzimos o pensamento de Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Se a consciência nos chama a observar o que não vai bem na lida com o planeta, é hora de nos comprometermos com a doação real, a de nós mesmos. Se existe o problema da falta de respeito em relação ao bem planetário, esse mal está dentro de nós, somos aqueles que sempre receberam muito desse mundo e pouco retribuímos. Temos o regaço materno, o refúgio do corpo, o calor do berço, o conforto do lar, o apoio do alfabeto, a luz do conhecimento, a alegria do trabalho, a riqueza da experiência, o amparo das afeições, só não temos sabido ainda manifestar gratidão.
As teorias não resolvem muito, nossos protestos apenas chamam a atenção, mas o que efetivamente pode construir um mundo mais humano, feliz, preservado e harmonioso é a nossa opção definitiva pelo amor, quem ama é incapaz de fazer o mal ao mundo e ao próximo.
Conscientes do maravilhoso mundo em que vivemos, determinados a lutar por ele a partir de nossos próprios atos e comprometidos com a própria mudança empreendendo esforços dentro e fora de nós, com certeza teremos um presente mais ameno e um futuro promissor para nós e para o mundo que nos foi dado por Deus. Sob a tutela de Jesus temos sido abençoados com o dom da vida em toda parte.

Pela nossa Terra, ESFORÇOS SEM EXITAÇÃO e AÇÃO COM AMOR.

Duelar, Nunca! - Reflexão

Por Adelvair David

A preservação da dignidade pessoal através da conduta irreprochável desmente qualquer tipo de acusação.
O conceito de coragem tem em algumas pessoas a conotação da defesa da honra, de provar a todos sua posição diante da vida e de todos.
Herdeiros das más inclinações que remontam ao passado espiritual não será difícil o Ser tombar nas ciladas que procedem de sua própria natureza, sendo muita vez vítima do personalismo, da soberba, da prepotência, do orgulho, do egoísmo, do ódio, do ressentimento, carga moral a ser modificada no processo de evolução.
Trabalhar pela superação e substituição desses sentimentos cruéis, é dever de todo aquele que empreende tarefa de renovação pessoal.
Há quem fique sempre na defesa contra tudo e contra todos, das possíveis ameaças à sua dignidade, quando na verdade a maior de todas as ameaças vai dentro de si mesmo.
Neste processo travam todo tipo de duelo, no lar, no trabalho, no convívio social. Os melindres são vivenciados com grande facilidade entre as pessoas, não reagem na maioria das vezes, mas tramam no pensamento, desejam o mal e traiçoeiramente se vingam das mais estranhas formas.
Desferindo ondas de malquerença, duelam mentalmente com os seus opositores, elaboram planos covardes em prejuízo do outro, envenenando-se e também a todos aqueles que se lhe simpatizam com as idéias. Entretanto, de nenhuma forma quem assim procede se sentirá melhor dentro da injustiça em que se acha situado.
Após ter criado o sórdido circulo da dita reparação ou de ter submetido alguns aos seus caprichos, com o passar do tempo mergulhará num clima de perturbação íntima, fruto do veneno que armazenou em sua própria natureza, de onde só sairá quando o sofrimento tiver expurgado o mal a que se deixou contaminar.
Se alguém age mal em relação a ti, preserva a tua paz anulando a ação doentia que intentou atingir-te.
Confia nos teus amigos e preserva-os na intimidade do teu coração, desculpa aqueles que se elegeram teus inimigos, não duelando mentalmente com ninguém.
Quem trabalha por preservar o seu equilíbrio mental e moral harmoniza-se e ajusta-se em sintonia com Deus. Ouçamos o conselho de Jesus, o excelso amigo e mestre de nossas vidas: “Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau”...
Pela própria paz, o amor... DUELAR, NUNCA!.

Viver é Inventar a Vida - Texto

Por Jane Maiolo

Qualquer reflexão sobre a arte de viver passa primeiro, por um entendimento sobre o que é a vida.
Parafraseando o compositor Gonzaguinha nos questionamos :E a vida o que é diga lá meu irmão?

Ainda que passássemos toda nossa existência procurando desvendar as forças que nos regem não conseguiríamos nos satisfazer por completo e ainda assim continuaríamos nossa busca.
Viver significa inventar uma fórmula para sermos felizes. Significa por outro lado aprender.
Somos seres extremamente moldáveis , flexíveis e nos adaptamos facilmente às situações , sejam elas favoráveis ou desfavoráveis.
Existe um conceito novo sendo difundido sobre o comportamento humano chamado resiliência, esse conceito não tem sido muito divulgado no Brasil, mas há vários estudos em outros países.
Resiliência é uma capacidade inata para fazer as coisas corretamente de modo que não ficamos muito tempo presos em dadas situações, sejam elas positivas ou negativas , de alegrias ou de sofrimentos.
Resiliência é a palavra de ordem e todos nós devemos desenvolver essa habilidade que é inata no ser humano. O ser resiliente é capaz de se tornar elástico, ou seja, se estica no calor das emoções, dores, sofrimentos, mas sabe que é preciso retomar ao ser essencial que é.
A resiliência é uma força decisiva do princípio evolutivo do ser humano e é fator fundamental da nossa sobrevivência sob condições fora da normalidade.
Não podemos ignorar que atravessamos tempos difíceis, onde perdas e danos nos fazem sofrer, mas é preciso reagir , precisamos nos autoformar para preservar psicologicamente e emocionalmente o nosso mundo.
Temos capacidade de responder de forma mais consciente aos desafios e dificuldades, de reagir com flexibilidade e somos capazes de nos recuperarmos diante das circunstâncias desfavoráveis.
Se tiver que chorar, sofrer ,gritar ,faça tudo isso de maneira digna. Não ignore seu sofrer. Não tente passar por herói ,você não precisa disso. Você é um ser humano sensível e precisa aprender a ser humano. Precisa parar de querer se mostrar forte, duro, auto-suficiente. Você precisa aprender a ser resiliente, a sofrer quando for necessário e a se reerguer dos embates quando for preciso.
Recusar essa capacidade que temos é permitir sofrer demasiadamente e isto não é viver.
Não é preciso nos esconder por detrás de máscaras ou representar papéis(do tirano, do bonzinho, do forte, do calculista, do certinho) quando agimos assim nos distanciamos de nós mesmos e perdemos o contato conosco.
Devemos nos permitir sermos de verdade, viver de acordo com nossos princípios e convicções.
No mundo moderno só é feliz quem descobriu que o melhor jeito de viver é inventando a vida, da maneira que mais lhe agrade. Usamos tantas máscaras para nos esconder dos outros que, se fossemos analisados por profissionais seríamos catalogados como sendo portadores de personalidades múltiplas.
Deixemos as máscaras de lado e possamos assumir o roteiro traçado por nós, inventando nossa vida e tendo alegria de viver.

Quem Ama Evangeliza e Evangeliza-se

Este foi o tema do Encontro de Evangelizadores da U.S.E. Intermunicipal de Jales que reuniu 54 evangelizadores de diversas Casas da Região.
O Evento ocorreu na sede do G.U.E. João Batista de Palmeira d' Oeste.
Música, dinâmica, palestra e reflexões foi o trabalho executado.

Minha Missão: Evangelizar e Amar!

Muita Paz!

Aborto


O aborto não deixa de ser visto pelo Espiritismo como um assassinato, afinal é uma vida que está em pleno desenvolvimento no ventre da mãe e nenhum ser humano tem o direito de decidir quando alguém tem que morrer, cabendo isso tão somente à Deus.

Temos no Livro dos Espíritos:

358. Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?
"Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.'”

Trata-se de um crime estarrecedor, porque a vítima nem sequer tem voz para suplicar piedade e nem braços robustos com que se confie aos movimentos da reação para se proteger.

Mensagem de Emmanuel:
“Homens da Terra, e sobretudo vós, corações maternos chamados à exaltação do amor e da vida, abstende-vos de semelhante ação que vos desequilibra a alma e entenebrece o caminho! Fugi do satânico propósito de sufocar os rebentos do próprio seio, porque os anjos tenros que rechaçais são mensageiros da Providência, assomantes no lar em vosso próprio socorro, e, se não há legislação humana que vos assinale a torpitude do infanticídio, nos recintos familiares ou na sombra da noite, os olhos divinos de Nosso Pai vos contemplam do Céu, chamando-vos, em silêncio, às provas do reajuste, a fim de que se vos expurgue da consciência a falta indesculpável que perpetrastes."

Palavras de Chico

"O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte."

Chico Xavier

Bezerra de Menezes - O Médico dos Pobres O FILME

ESTRÉIA Filme sobre a vida de Bezerra de Menezes
BEZERRA DE MENEZES - O Médico dos Pobres



Dia 29 de agosto, acontecerá a estréia do filme "Bezerra de Menezes - O médico dos pobres".
Primeiro longa-metragem cearense passado no Século XIX, o filme será um marco na cinematografia do Estado.
Realizado com a mais avançada tecnologia digital e finalizado em 35mm, o longa-metragem “Bezerra de Menezes- Médico dos Pobres” fará uma fiel reconstituição de época para representar o Ceará e o Rio de Janeiro do Século XIX.

Com cuidadosa pesquisa história de Luciano Klein, biógrafo de Bezerra de Menezes, aliada a extensa pesquisa iconográfica nos acervos mais importantes do país, a vida de Bezerra de Menezes será contada com passagens ficcionais e relatos de pesquisadores de sua vida e obra.
A produção terá locações no Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro e contará com o talento do ator Carlos Vereza interpretando Bezerra de Menezes, além de grande elenco Cearense.

O produto final será exibido em salas de cinema e disponibilizado para locação em DVD em todo o território Nacional.


Elenco:
Carlos Vereza, Lúcio Mauro, Caio Blat, Nanda Costa, Paulo Goulart Filho, Juliana Carvalho, Lucas Ribeiro, Cláudio Raposo, Magno de Carvalho, Márcia Zeinke, Thaís Dahas, Alexandra Marinho, B. de Paiva.
Direção:
Glauber Santos Paiva Filho e Joel Pimentel .


Informações sobre o filme:

Resumo Biográfico:

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de Agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no Ceará, descendente de antiga família das primeiras que vieram do Sul povoar aquele Estado.
Em 1838, entrou para a escola pública da Vila do Frade. Diplomou-se, em 1856, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No dia 6 de novembro de 1858, casou-se com Dª Maria Cândida de Lacerda, que faleceu em 24 de março de 1863, deixando-lhe dois filhos (em de 3 anos e um de 1 ano).
Conheceu o espiritismo em 1875 e, em 16 de Agosto de 1886, diante de um público extraordinário, proclamou a sua adesão ao Espiritismo.
A partir daí, toda sua existência foi totalmente dedicada à causa de Cristo, sendo considerado o médico dos pobres e o apóstolo da caridade devido à sua dedicação a causa de Cristo, pelo amor que dedicava ao próximo.
Foi vereador e deputado pelo Rio de Janeiro, além de presidente da FEB, Federação Espírita Brasileira, onde conseguiu aglutinar o movimento espírita.
Em 11 de abril de 1900, às onze horas e meia, desencarnava, no Rio de Janeiro, o Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, o inolvidável Apóstolo do Espiritismo no Brasil.

Obras Literárias: "A casa assombrada"; "A loucura sob novo prisma"; "A Doutrina Espírita como filosofia teogônica (Uma carta de Bezerra de Menezes)"; "Casamento e mortalha"; "Pérola Negra"; "Evangelho do Futuro". Também traduziu o livro "Obras Póstumas" de Allan Kardec.

Encontro de Evangelizadores - Evento

Será neste domingo dia 24 de agosto o Encontro de Evangelizadores organizado por Aparecida Talhari, Coordenadora do Departamento de Evangelização.

Local: G.U.E. João Batista
Horário: 8:00 às 16:00 horas
Endereço: Rua Duque de Caxias,
nº 54-50
Palmeira D´ Oeste/SP.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 10,00 para custos com apostila e refeição.

Atenção, os participantes deverão trazer, cola, lápis de cor e tesoura e as inscrições deverão ser feitas até o dia 21/08 pelos telefones (17) 3651-1776 ou (17) 3693-1223.

Minha Missão: Evangelizar e Amar

Ave Cristo em Aniversário - Evento

No próximo dia 28 de agosto a Casa do Caminho Ave Cristo completa 17 anos de atividade no trabalho da Promoção Humana, e para festejar estes momentos de paz e luz, nosso querido amigo Plínio Oliveira.


Evento: Plínio Oliveira O Cantor da Paz
Local: Casa do Caminho Ave Cristo
Endereço: Ave Cristo, 600 - Bairro Colinas
Birigüi SP
Data: 28 de agosto de 2008
Horário: 20 horas


PLÍNIO OLIVEIRA

História

Pianista, cantor e compositor residente em Curitiba, Plínio Oliveira se dedica ao que chama de música da paz. Suas apresentações mesclam canções, poesia e textos de teor psicológico, espiritual e filosófico.
Produziu, dirigiu e apresentou, entre 1997 e 2003, uma série de especiais para TV (Tons do Brasil) que foram mais tarde lançados no formato DVD ao lado de artistas como Toquinho, Oswaldo Montenegro, Francis Hime, Beto Guedes, Miúcha, Leny Andrade e Os Cariocas, entre outros.
É diretor e regente da Orquestra Filarmônica de Música Brasileira (orquestra de câmara), cujo DVD foi lançado em 2.005.
Também dirige o projeto Grupo Vocal Sou da Paz de integração sócio-cultural que beneficia cerca de 80 crianças, jovens e adultos de famílias de baixa renda, moradores da Vila Torres em Curitiba.
Em 2.007 o show de natal de Plínio Oliveira com o Grupo Sou da Paz atraiu mais de 5.000 pessoas por dia em quatro apresentações nas cidades de Araraquara e Catanduva, no interior de São Paulo.
Vencedor de vários festivais de MPB (inclusive o dos 300 Anos de Curitiba), em julho de 2.008 Plínio comemorou 13 anos do lançamento do seu primeiro CD.
Neste espaço de tempo produziu cerca de 140 programas de TV, 24 Cds solo, 6 DVDs de MPB, uma obra sinfônica, quatro DVDs próprios e realizou mais de 500 apresentações em vários estados brasileiros, desde Belém do Pará até Pelotas no Rio Grande do Sul, sempre de maneira independente, alcançando a expressiva marca de 55 mil discos vendidos exclusivamente em seus shows.
Atualmente, além de suas atividades artísticas, também apresenta o programa "Falando de Amor", que vai ao ar diariamente pela Rádio Boa Nova.

Discurso "Oco" - Reflexão

Por Adelvair David

Quando dizemos algo, estamos nos propondo revestir de palavras as idéias que desfilam em nossa mente, porém, nem tudo o que pensamos chega aos lábios.

Existe um mundo de intenções, interesses, que não é do conhecimento de quem ouve.
As palavras fluem impregnadas do que está na nossa natureza. Há discurso que convence, que não convence, que impressiona, que emociona, atendendo sempre ao oculto desejo de quem discursa.


Muito mais do que pensamentos, as palavras carregam as energias inerentes aos nossos sentimentos. Quando falamos em honestidade, sendo desonesto, aquele que ouve experimenta um grande desconforto e imediatamente nos repele, porque recebe o termo honestidade, impregnado de desonestidade.

O espírito humano vibra na freqüência dos seus sentimentos. Se os possui ruins, se os nutre, sem o desejo de modificá-los, se toda a sua vida está voltada para as realizações materiais, grande parte do seu conteúdo emocional está comprometido negativamente, logo, tudo o que disser, soará aos ouvintes como um "discurso oco". Disse-nos Jesus: A boca fala do que está cheio o coração.

Pais, amigos, irmãos, educadores, é mister que vivam sob bons princípios e ações de elevada moral. Há que se entender que não falamos para corpos, mas para espíritos que possuem corpos temporários, capacitados a sentir a realidade e não as nossas produções verbais.

Nenhuma fala construída com frases de efeito poderá disfarçar as pendências morais inferiores de quem não está disposto a retificar o caminho tortuoso.

Jesus é o modelo real. A Sua fala é diretriz máxima para a vida.

PARA FALAR DE AMOR, É PRECISO PRIMEIRO VIVER O AMOR.

Palestra com Adalberto no A.E.B.M. - Fotos

No dia 08 de Agosto a Associação Espírita Bezerra de Menezes teve o prazer de receber o estimado confrade Adalberto de Fernadópolis-SP onde falou sobre o perfil de Jesus.
Confira as fotos da palestra:

Daniel fazendo apresentação do orador

Adalberto em palestra

Educar é Dever Sagrado - Texto

Palana define “reforma íntima como sendo um esforço que o indivíduo aplica em si mesmo para domar as más tendências e com isso elevar-se moralmente”.

Para domar as más tendências, o primeiro e significativo passo é a auto-estima que se traduz em gostar e respeitar a si mesmo como ser humano.

No tocante ao ser (Espírito ou alma) que interage consigo e com o universo através do pensamento, não há outra alternativa melhor nesse processo do que policiar e cultivar bons pensamentos. Todo pensamento cria realidade que somatiza no corpo físico, causando bem ou mal-estar como doenças psicossomáticas e espirituais conhecidas respectivamente como estresse, pânico, depressão e obsessão.

Depois da auto-estima é o autoconhecimento. Quem não se conhece, não conhece a ninguém, nem mesmo a Deus. Nesse particular, o ser humano, por vezes, é muito contraditório, porque não acredita na sua capacidade, tampouco nas suas qualidades. Prestemos atenção em um detalhe que já foi aplicado como experiência.

Reuniram-se em uma mesma sala 30 pessoas, cada qual com uma folha de papel em branco e uma caneta. Cada uma deveria escrever em 10 minutos o maior número de virtudes que ela possuísse. Foram observadas muitas dificuldades. A grande maioria passou o tempo procurando e não encontrou uma sequer.

Mudou-se o enfoque da pesquisa. Em três minutos deveria explicitar alguns dos seus defeitos. A que menos encontrou escreveu 10.

Por que isso acontece? Mormente os indivíduos esquecem os ensinamentos de Jesus, o Cristo, quando ensinou à humanidade a autoconfiança, conscientizando as pessoas e afirmando: “Sois deuses. Sois luzes. Sois o sal da Terra. Podereis fazer o que faço e muito mais se quiserdes”.
Portanto, domar as más tendências é uma questão de reforma íntima, autoconhecimento e autoconfiança.

Quanto à elevação moral, sua origem está na educação equilibrada, dada pelos pais aos seus filhos. Para os materialistas, ela começa no berço. Alguns espiritualistas advogam que é no ventre materno, enquanto os espiritualistas reencarnacionistas, dentre outros os espíritas, afirmam que é muito antes da fecundação.

Seja quando for, o certo é que os genitores devem saber que educar filhos não é uma simples obrigação ou missão. É muito mais do que isso. É um dever sagrado e inalienável que passa pela reforma íntima dos co-criadores com Deus, para servir de exemplo aos seus rebentos.
PEDRO DE ALMEIDA LOBO
lobocmemtms@terra.com.br
Campo Grande, Mato Grosso do Sul (Brasil)

A Tua Palavra - Reflexão

“Seja tua palavra de gentileza e de esperança em qualquer situação. Entretece comentários respeitosos e educa os que comportem as palavras, gerando otimismo e fraternidade a todo momento.”

Joanna de Ângelis

FEB na 20ª Bienal do Livro de SP - Evento

A Federação Espírita Brasileira (FEB) estará pela sexta vez presente na Bienal Internacional do Livro. O evento, que este ano ocorre em São Paulo, de 14 a 24 de agosto no Anhembi, está em sua 20ª edição, e celebra o encontro de grandes editoras. No ano de 2008, a FEB participa do evento com mais de 400 títulos, em um estande de 250 m² com lançamentos, relançamentos e com um espaço literário com autógrafos, bate-papo sobre obras, atividades com crianças e muito mais. Sete autores, convidados pela FEB para disseminar o estudo e a doutrina espírita, já têm hora marcada com o grande público. São eles: Magdalena Del V. Gomide, Adeilson Salles, Gerson Simões Monteiro, Geraldo Campetti, Lucy Dias Ramos, Evandro Noleto Bezerra e Dalva Silva Souza. A FEB repetirá o sucesso das Bienais dos anos anteriores com um espaço dedicado ao público infanto-juvenil: Maquiagem Artística, Esculturas em Balões, oficina de pintura e “Contando Histórias com a FEB”. O objetivo é promover o hábito da leitura desde cedo e incentivar a importância dos livros na formação de valores éticos e na educação da criança e do adolescente. Também serão lançados títulos infantis, todos com ilustrações de traços modernos e coloridos e com histórias que envolvem o imaginário infantil. A Editora FEB já publicou mais de 500 livros em que leva a Doutrina Espírita, em forma de literatura a espíritas e simpatizantes.

Sobre a Nova Terra - Reflexão

Meus filhos!

Que a paz prevaleça em nossos pensamentos e atitudes no prelibar de uma Nova Era.

Amanhecem dias convidativos, chamando os trabalhadores da última hora para que se encontrem no abrigo do Senhor e que, pela água da transformação, saiam a semear a Boa Nova, exemplificando-a.

A persuasão do trabalhador pelo Evangelho, evidentemente, se dará mais pela expressão da nossa conduta do que, certamente, apenas pela palavra.

Os dias são chegados... A trombeta soa, chamando-nos a todos ao Evangelho do Senhor.

Homens de boa fé! Estais prontos a erigir a nova Terra que todos almejamos para os nossos dias terrenos?

Meus filhos, amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a vós mesmos, conforme os preceitos do Senhor da luz.

Evangelizemo-nos, transformando-nos dia a dia e sigamos itimoratos, sem nos importarmos com os obstáculos que surgem à nossa frente, que são experiências improcrastináveis para o engrandecimento do tarefeiro até a última hora.

Muita paz, meus filhos.

Com os votos fraternais deste irmão humílimo que vos fala. Bezerra.



Autor: Bezerra de Menezes
Psicografia de Chico Xavier.
Livro: bezerra, Chico e Você.

Palestra com Wilson Zaine no A.E.B.M - Fotos

No dia 01/08 o Grupo Espírita Bezerra De Menezes recebeu o orador e palestrante Wilson Zaine da cidade de Santa Fé Do Sul.
O tema esposto foi algumas faces do amor, como por exemplo o amor-perdão.
Confira as fotos:


Público PresenteTrecho da PalestraMarilda fazendo Apresentação do OradorTrecho da PalestraMomento da Palestra

Jantar Beneficente - Evento


jantar beneficente
noite italiana

O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores está promovendo o tradicional Jantar Italiano realizado anualmente.

VAMOS RESERVAR ESTA DATA O DIA 06 DE SETEMBROO GRUPO ESPÍRITA BENEFICENTE MARIA DOLORES TEM O IMENSO PRAZER DE COMUNICAR QUE REALIZARÁ O TRADICIONAL E DELICIO JANTAR ITALIANO, COM UMA GRANDE VARIEDADE DE PRATOS FEITOS COM AMOR,SERÁ NO JALES CLUBE, AGUARDE MAIS ESTA FESTA.AGENDA AÍ, VAMOS PASSAR UMA NOITE FELIZ NA COMPANHIA DOS AMIGOS E IRMÃOS, COM MUITA ALEGRIA.

Valor:
Até 10 anos de idade: R$ 10,00
Acima de 10 anos: R$20,00

Se você deseja participar fale com o André ou ligue: 0**17 3621-6570

Marlete e Lucas em Jales - Evento

Os expositores espíritas Marlete e Lucas da Cidade de Presidente Prudente SP, estarão em Jales realizando palestras e Seminários. Confira:

16/08 - Seminário no Grupo União Espírita Caminho da Esperança - GUECE.
Endereço: defronte ao Pronto Socorro Municipal de Jales.
Horário: 14:30hs

17/08 - Palestra no Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores - GEBMD.
Endereço: Rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu.
Horário: 19:30hs.

Participe Conosco!

A Música Mais Linda - Texto

Casara-se em 6 de novembro de 1858 com D. Maria Cândida de Lacerda, que pertencia à ilustre Família dos Maia Lacerda.
E a vida se lhe torna risonha ainda que refeita dos trabalhos, trabalhos diferentes, porque representando Serviços do Senhor.
Neste afã glorioso não lhe sobra tempo para assistir a uma temporada lírica, tão abundante naquela época.
Encontra-se com um colega que há muito não via.
E este lhe pergunta se gostava de Música.
- É o maior encanto para mim a Música, responde lhe Bezerra.
- E por que, então, não veio à Companhia lírica?
A temporada tem estado brilhante!
- Não posso; os meus doentes não me dão tempo de ouvir as harmonias líricas...
- Mas assim, em pouco, estará embrutecido...
- Nem tanto, meu amigo. Isto me traz a vantagem de ouvir as harmonias do coração, que é a Música mais linda do mundo!

Ramiro Gama
Da Obra: Lindos Casos de
Bezerra de Menezes


Através deste vulto espírita notável, homenageamos todos os pais


FELIZ DIA DOS PAIS!

Palestras Espíritas - Vídeo

Veja vídeos no YOUTUBE de Palestras e Seminários Espíritas proferidos em nossa região, em cidades como Jales, Auriflama e outras.
Para ver os vídeos digite na barra de vídeos do Youtube: ze40.
Ou visite o Blog do amigo espírita: http://www.amigoespirita.zip.net/

A Esperança é Fé? - Reflexão

REFLEXÕES
A ESPERANÇA É FÉ?

Por Adelvair David

De forma alguma podemos afirmar seguramente que esperança é fé.
O que se convencionou chamar esperança, muitas vezes não passa de “fé-cega”. Crença fundamentada no misticismo, no medo, no desconhecimento; não traz força para os enfrentamentos da existência e conduz a escravidão moral, material e a acomodação diante das lutas, principalmente daquelas que dependem do esforço do indivíduo ou da coletividade.

A ignorância é a mãe de todos os males, oblitera a razão e impede de se ver claro e com discernimento. Poucos se aventuram saber dos reais interesses do que recebem, aceitando passivamente sem questionar, sem meditar, ou mesmo sem verificar a veracidade do que ouvem; aceitam a manipulação e o controle sem escrúpulo de quem faz da fé uma barganha.

A esperança, podendo ser um sinal de fé, não deve ser confundida com a submissão que tira o poder da vontade, o livre-arbítrio para as decisões. Disse-nos o meigo raboni: a cada um segundo as suas obras. Ela não isenta o indivíduo dos esforços que deve fazer para vencer os desafios da vida, as provas exigem de cada um o máximo de empenho para o seu próprio crescimento. Compreendemos que temos um passado para retificar, o presente para aprender e um futuro para colher os louros ou desditas das escolhas atuais.

A esperança é o combustível moral, a luz da razão, a doce capacidade de saber esperar com a consciência tranqüila de que já se fez tudo o que se podia. É a serenidade para aguardar aquilo que não depende mais de si para concretizar.

Como nos ensinou Jesus, Deus é justo e bom; não há privilégios, trocas, concessões, graça, mas sim Leis perfeitas que permitem a todos a felicidade almejada, ainda relativa neste mundo onde nos encontramos, mas plena em mundos superiores, onde o mal não existe mais e o móvel dos sentimentos dos seres que ali habitam, é o desejo constante do bem.

A esperança só é fé quando nestes moldes; é ativa, determinada, e não guarda nenhuma relação com interesses inferiores, é uma certeza da alma que aguarda depois da refrega o que a vida lhe reservou, sem revolta, pela suprema confiança nos seus esforços e na bondade do Pai.


A ESPERANÇA É A FORÇA QUE O AMOR USA PARA SERVIR.


www.addavid.blogspot.com

Somente Hoje - CHICO XAVIER